20 curiosidades surpreendentes sobre a língua inglesa | TLC

por The Language Club / segunda-feira, 01 fevereiro 2016 / Publicado em Língua e Cultura

A língua inglesa tem mais de 500 anos. E, nesse tempo, claro, acumulou muita história para atiçar as mentes mais curiosas. Separamos 20 fatos muito interessantes aqui:

1. O inglês é uma mistura de alemão antigo, nórdico antigo e da língua anglo-normanda. O idioma como o conhecemos – chamado de “inglês moderno”- só apareceu no século XIV.

2. A letra mais comum em inglês é o ‘E’ – ele representa 11% do que se escreve no idioma. Agora, a letra com que mais palavras começam é o ‘S’.

3.Um erro de impressão criou a palavra dord numa edição de dicionário que circulou de 1932 a 1940. A palavra não quer dizer nada, foi publicada por engano e ficou conhecida como ghost word (palavra fantasma).

4. Inglês é o idioma oficial do céu: não importa o país que você está sobrevoando, todo piloto deve falar inglês em voos internacionais.

5. Uma das palavras mais antigas em inglês é também a mais curta: I (eu).

6. A flor daisy (margarida) tem esse nome porque deriva do inglês antigo para day’s eye (olho do dia).

7. Shakespeare inventou diversas palavras em inglês – muitas delas dicionarizadas e ainda usadas. Porém, em “Antônio e Cleópatra”, ele usou a palavra armgaunt que, até hoje, ninguém tem certeza do que significa.

8. Pangrama ou pantograma é uma frase que usa todas as letras do alfabeto de determinado idioma. Em inglês, o pangrama mais conhecido é: The quick brown fox jumps over the lazy dog. Ele é usado para testar teclados.

9. Existem palavras compostas em inglês, as compounds – duas palavras que, juntas, formam um terceiro significado completamente diferente. Mas ainda há as blends, que são palavras misturadas – tanto na forma quanto no significado. Um exemplo famoso é brunch, que mistura breakfast (café da manhã) e lunch (almoço).

10. A cor laranja não tinha nome em inglês. O nome da cor, orange, só apareceu por volta de 1540, embora a palavra já existisse para se referir à fruta.

11.  O inglês “nativo” tem muitos sotaques e endereços. Ele pode ser britânico, escocês, irlandês, americano, canadense, caribenho, africano, asiático, australiano etc. Isso sem falar nas línguas crioulas e pidgins.

 12. A língua tem 26 letras e 44 sons. As 26 letras são usadas para representar os 44 sons de 650 maneiras diferentes.

13. “S” é a letra que mais inicia palavras em inglês.

14. “Strengths” é a maior palavra da língua com apenas uma vogal.

15. “Rhythm” é a palavra mais longa sem vogal.

16. As duas frases mais curtas da língua inglesa são: “Go!” e “I am”.

17. As palavras “ewe” (ovelha) e “you” (você) não têm nenhuma letra em comum, mas têm a mesma pronúncia. “Eye” (olho) e “I” também.

18. “Set” é a palavra com mais definições diferentes em inglês (algo em torno de 450!).

19. A palavra “alphabet” é formada pelas duas primeiras letras do alfabeto grego: alpha e bēta.

20. A frase “The quick brown fox jumps over the lazy dog” contém todas as letras do alfabeto inglês. Frases como essa são chamadas de pangramas ou pantogramas (do grego “pan” ou “pantós”, todos,  e “grama”, letra).

E aí, tem alguma curiosidade que você conhece que não listamos aqui? Qual foi a sua favorita?

 

 

fontes: englishtown e revista exame

TOPO